sábado, dezembro 05, 2009

queimadura: pimenta chili ou dedo de moça

amigos fãs do esporte, vim atualizar este post por causa das ótimas dicas que várias pessoas deixaram nos comentários.

KEEP CALM.

dias atrás comprei, feliz e saltitante, pimentas dedo de moça ou chili - é provável que exista uma diferença entre os dois tipos, mas elas são bastante parecidas.

resolvi fazer uma salada e usar duas dessas pimentas para temperar. então as abri, retirei as sementes e piquei bem finas. a questão é que, depois de uns 10 minutos, minhas mãos começaram a arder. como começou a doer muito [mas MUITO MESMO] e joguei no google pra ver se encontrava uma resposta. como achei muitas informações erradas e demorei um monte pra ler algo útil, resolvi fazer esse post.


m-e-d-a

pesquisando descobri que, no tecido humano, existem receptores para a molécula capsaicina. alguns terminais nervosos, ao entrarem em contato com a capsaicina, liberam canais de sódio, gerando um impulso elétrico que é propagado ao longo do sistema nervoso. e essa molécula está presente na pimenta e é responsável pela sensação de queimadura quando em contato com a pele [fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=3374&assunto=Farm%C3%A1cia,%20bioqu%C3%ADmica,fisiologia]. ou seja, quando lidamos com a pimenta sem proteção nas mãos, tcharám, a capsaicina ataca, essa danadinha. e ela dá a sensação de que nos queimamos com fogo, a ponto de sentir bolhas estourando (comigo foi assim).

[o negócio age em terminais fuckin nervosos].

PRA COMEÇO DE CONVERSA

se você passou as mãos cheias de capsicina maldita em lugares sensíveis, como os olhos, vá procurar, AGORA, um pronto socorro. esse negócio é realmente perigoso. apenas pense: se a substância agride de forma tão densa os tecidos das mãos, o que fará com outros muito mais sensíveis? não fique querendo bancar o espertinho, vá se salvar, pare de ler esta merda.

se foi com alguma criança, então, SAIA CORRENDO AGORA PRA UM HOSPITAL.

porém, se o problema está apenas nas suas mãos adultas e pegas de forma desprevenida (quem diria que fazer salada pedia luva, né?), como foi comigo, segue a parte prática.

o que NÃO fazer:

1. truques como lavar as mãos com leite, borra de café, vinagre, passar pasta dental etc. só trazem alívio no momento da aplicação. depois de lavar as mãos, a coisa só piora.
2. deixar a mão de molho no gelo também não funciona; quando tirá-la de lá, queridão, a coisa vai ficar muito mais feia do que já estava.

ACREDITEM, EU FIZ ISSO TUDO.

o que FAZER:

1. lave bem as mãos com água e sabão.
2. em seguida, lave/massageie as suas mãos com azeite ou qualquer óleo (pode ser óleo normal de cozinha). enquanto a água apenas espalha o ardor, o azeite realmente consegue TIRAR da sua pele a substância que gera a ardência.
3. lave novamente as mãos com água e sabão.
4. repita o procedimento.

a tendência é aliviar aos poucos [vai demorar um pouco sim].

pra entender o porquê do óleo:
segundo a nossa migues marta, que deixou um comentário muito construtivo neste post, "[...] a substância presente na pimenta é lipossolúvel, ou seja, se dissolve na presença de meio oleoso". portanto, a água apenas alivia, enquanto que o que realmente retira a substância da pele é algum elemento oleoso. ela recomenda, ainda, que é melhor não usar óleo de soja; porém, não vejo razão prática pra essa limitação. o que vale, ao meu ver, é o princípio da substância, no caso, a textura oleosa.

o negócio é ter calma. demora um pouco a passar a ardência, ela não vai embora da forma rápida como veio.

uma alternativa foi o que fiz originalmente, na hora do pânico, e que publiquei aqui há quatro anos, quando não sabia de nada porque o google falhou [aff]:

1. lave bem as mãos com água e sabão.
2. passe uma pomada para queimadura/ assadura [eu usei bepantol].
3. tome um remédio para dor.

usei bepantol e ajudou porque é um produto altamente hidrante, ou seja, oleoso. funciona que nem hipoglós, que as mães usam nas assaduras de bebês. porém, o que fiz foi deixar a pomada nas mãos, eu não passei e lavei. se eu soubesse que lavar as mãos com algo oleoso seria melhor, óbvio que eu teria feito isso, e também teria, provavelmente, dispensado o remédio para dor.

ATENÇÃO!

os itens do "NÃO FAZER" são eternos pra qualquer tipo de queimadura. aliás, quando você passa coisinhas tipo pasta dental em queimadura de fogo mesmo, o pessoal do hospital tem que RASPAR aquilo. imagina raspar queimadura? enfim, dar qualquer truque desses de vó (peço perdão à minha vovó, mas é verdade) vai significar uns dois minutos de alívio, seguidos de dor, apenas DOR. e, por experiência própria, lavar as mãos nesse estado com pó de café, por exemplo, é caixão.

em suma, lavando bem as mãos com água e sabão e, em seguida, lavando com algum tipo de óleo, fará com que a ardência diminua, ao menos, pela metade. ainda acredito que o uso de uma pomada, na sequência, ajude a diminuir o desconforto, já que a pele passou por um trauma.

para mim, o analgésico foi necessário: nem sou fresca e garanto que nunca havia sentido uma dor tão insuportável nesses 24 anos de existência (já estou com 28 anos, quebrei o pé e essa dor ainda foi a maior). porém, como já disse, tomei remédio pra dor porque não havia lavado as mãos com óleo. não vão usando remédio por qualquer coisa, ok?

é isso, amiguinhos. mais um trauma compartilhado com vocês. e como isso começou? com uma SALADA.

p.s.: essas informações não eliminam procurar um médico/ posto de saúde/ emergência, mesmo que tenha sido algo apenas nas suas mãos. vai que você tem uma mega alergia? vale a pena checar pra vida. eu já fiz teste de alergia, aquele clássico com arranhões na pele, quando o médico deposita substâncias ali pra ver seu nível de sensibilidade. só deu positivo grave pra poeira, tabaco, lã e esmalte de unha, sendo que este último afetava meu pescoço, minhas pálpebras, locais de pele sensível. só descobri que era o esmalte por conta do teste mesmo. e, no quesito alimentos, pra mim está tudo liberado, nem alergia leve. ou seja, a substância da pimenta reage mesmo com tecido humano,  alérgico ou não.

p.s. 2: como o jamie oliver corta pimenta chili sem luva DIRETO e não morre?

248 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 248 de 248
Silvia Alves disse...

O que funcionou para mim foi OLEO de GERGELIM. Besuntei as mãso e pronto acabou de vez.

Piquei dedo de moçça, almocei, lavei toda a louça e lavei o fogão e só depois veio o ardor nas mãos. Passei vinagre. Espalhou mais. Lavei várias vezes e passei: leite, lavei passei alcool e laternei com azeite de oliva (apenas passei) tentei gelo. obtive alivio temporário mas depois voltava e mais espalhado (mas sem piorar o ardor).

Quando passei a camada de OLEO de GERGELIM o alivio veio por completo. Usei o tostado que tinah em casa.

NA BOCA, usar LEITE de preferencia gelado. Li mas não testei: sorvete 9tem o leite e o açucar) e yogurte. Chocolate também é recomendado, o ao leite.

Silvia Alves disse...

Agradeço a quem deu a dica do OLTO DE GERGELIM. acho que foi a Marta
Que comentou que após comer a torta com pimenta o ardor passou, sei que é isto memso, funciona para ums e espero encontrar a explicação. Atolerancia à pimentas varia de pessoa a pessoa.

Unknown disse...

Salvou minha vida!

Anônimo disse...

Gratíssima pela dica... estava tirando sementes de pimenta dedo de moça pra plantar...quando o dedo da moça aqui começou a queimar feito fogo! credo! santo azeite, valeu! bjs

Anônimo disse...

essa dica funcionou mesmo, ainda bem q foi so um dedo meu q ficou ardendo, ufa!!

Anônimo disse...

Estou passando por isso agora. Graças a Deus não passei a mão nos olhos. �� dor demais!

Unknown disse...

GENTE TINHA QUE COMENTAR......FIZ MOLHO PICANTE, APROXIMADAMENTE 3 KG DE PIMENTAS VARIADAS.....USEI LUVAS...MAS NO FINAL DA LIMPEZA AS MAOS ARDIAM MUITISSIMO....DAI...USEI SABONETE INTIMO FEMININO...NAO SEI QUEM SABE BAIXAR O PH....E PASSEI UM CREME DE MAOS A BASE DE UREIA...E ALIVIOU MUITO...AINDA ESTA SENSIVEL...MAS 80 % MELHOR....

Anônimo disse...

Santo azeite! o negócio é power mesmo!

Sempre uso luvas, e hoje apressadinha fui picar duas pimentas bolinhas e lavei as mãos trezentas vezes.
Passei sem querer a mão sob o nariz, ai começou o drama.
Fui lavar desesperada, enfiei o dedo na narina direito, la dentro, da lhe água...ai foi a visão do apocalipse!!! ai começou a arder muitooo maiisss, sou megaa alérgica a inalantes e estava com falta de ar..quando e em crise de pânico.
Quanto tive lucides de procurar na net e graças a Deus achei este blog falando sobre o azeite de oliva.

Foi um milagre, pedi ao meu marido para mergulhar o dedo cheio de azeite narina a dentro e foi o que me salvou!!! em menos de um minuto sumiu tudo.

Unknown disse...

Aconteceu o mesmo comigo fiquei desesperada e com muita dor passei várias coisas e nada o gelo aliviou na hora depois deu a sensação de piora foi muito maior a dor..aí eu apelei pelo gel de arnica a sensação é o alívio foi de imediato e a dor foi embora

Anônimo disse...

gente...tentei de tudo...agua fria morna, leite, azeite, alcool...fiquei das 2 da tarde até as 9 da noite com os dedos pegando fogo...mas incrivel q pareça bastaram 20 minutos de sexo gostoso com minha esposa que sarou milagrosamente!!! acreditem se quiser...

juliana disse...

Alcool 70%, esfregue nas mãos após lavar com água e detergente. Pode ser vodka.

Anônimo disse...

Valeu a dica funcionou com minha esposa rapidamente

Unknown disse...

fazendo aquele molhinho delicioso com pimenta dedo de moça, meus dedos começaram a arder muito, depois de uns 15 minutos que tinha cortado as pimentas. Lavei toda a louça esperando que iria melhorar, sqn. Meu marido quis jogar água gelada, mas disse que iria procurar no "gugou" rs, a melhor cura. lavei duas vezes com óleo de soja e sabão. Foi ótimo mesmo! Obrigada!

Unknown disse...

To com a pomada, lavei com óleo mas ainda está insuportável

Anônimo disse...

Quado eu me queimei com a pimenta dedo de moça tentei várias coisas, colocar a mão no álcool, no óleo e ir trocando, mas o problema estava em qdo eu ia lavar a mão para refazer alguma etapa. Percebi que o detergente e o sabonete deixavam a queimadura pior, então usei só o sabão em pedra, sem passar nada, nem creme, nem pomada, só lavei várias vezes, sem esfregar,só com a espuma, aí aliviou bastante, além de tomar um anti alérgico e outro remédio para dormir.

Carlos Gama disse...

Obrigado mesmo por suas dicas. Hoje foram 2 pimentas biquinho de moça amarelas que cortei , tirei as sementes e coloquei junto com as batatas. Vi logo que a coisa ia ficar ardendo quando provei o caldo. Mas...esqueci o principal: lavar as mãos direito. cocei o nariz e pior, o saco. Parecia que tinham colocado fogo no coitado. Usei óleo de girassol que achei e azeite. Aliviou muito. O nariz ainda arde. Suas dicas foram valiosas. Não houve necessidade de ir ao hospital. Mas da próxima vez tomarei muito mais cuidado. Ô pimentinha que arde, sô!

Unknown disse...

Oi Eu gosto muito de pimenta, mas as minhas mãos ficam ardendo e para resolver eu achei o melhor remédio óleo ou de oliva ou de cozinha até banho de porco, para tirar das mãos, mas passar óleo no olho é difícil, então eu indica que para o olho quando acontecer e umidesse um algodão com leite integral e coloca em cima dos olhos que vai aliviar bastante a dor!

Anônimo disse...

Meu Deus que ardência... Obrigada pela dica!!! Tomei Dorflex, um anti alérgico e fiquei com a cara branca de Bepantol,mas a minha salada ficou uma delícia, eu fiz um pepino em conserva, vai gengibre, pimentão vermelho e amarelo, ajinomoto, azeite, vinagre, molho shoyo e a bendita pimenta dedo de moça.

Anônimo disse...

Obrigada! Você me salvou!

Lisa disse...

BEPANTOL!!! Salva em 5 minutos galera! Acabei de usar depois de cortar metade de uma dedo de moça pra por na minha guacamole!

aparecida disse...

Estou com o mesmo problema desde de ontem como arde vou passa o óleo de azeite. Agora tá ardendo ate com agua gelada putz que dor

Unknown disse...

A maioria dos post diz que manusearam a pimenta e ocorreu a queimação.
Comigo foi o seguinte: Fiz minha conserva de pimenta ontem.....manuseei umas 30 pimentas..piquei....(sem luva) e não aconteceu nada.
Hoje fiz um prato para o jantar e coloquei a minha pimenta cortadinha no azeite só que acabei exagerando um pouco (ficou apimentada).
10 minutos depois minhas mãos começaram a queimar (que desespero).
Achei esse blog e coloquei azeite e depois alcool em gel....deu uma boa aliviada e tomei um antialergico.
Vou tomar agora um analgesico e continuar colocando alcool com gel.
obrigada galera!
O pior: amo pimenta mas vou ficar com medo de comer! rsrsrsrs

Anônimo disse...

Fui fazer uma conserva com três tipos diferentes de pimentas.
Terminei a conserva e fui fazer arroz. Não consegui terminar o arroz, senti uma dor, uma queimação horrível nas mãos. Queeeeeeeeeima muuuuuito!!!!Saí em busca de alguma pomada e com as mãos em chamas nem tive coragem de dizer na farmácia que minhas mãos ardiam devido as pimentas. Acabei comprando uma pomadinha para queimadura e após 45 minutos a dor passou, fui tomar banho com luvas, pois a água quente ainda dói minhas mãos. Só agora vi seu blog e quero agradecer, pois deveria ter passado o azeite.
Mas a conserva ficou delicioooooosa!!

Angélica

Unknown disse...

Gente, a pimenta dedo de moça realmente causou um ardor nos meus dedos e mãos após corta-la pra fazer uma geleia, acabei usando azeite, analgésico, corticóide, antialérgico e nada surtiu efeito, somente o álcool melhorou 90% .O álcool fez um efeito milagroso...

CHRIS GOMES disse...

Ajudou pacas o azeite! Meu marido manipulou pimenta biquinho e não sentiu ardência, mas ficou com as mãos cheias de piticos brancos!!!! O azeite tirou tudo! :). Super obrigada!

Anônimo disse...

Tive a brilhante ideia de comprar algumas lindas pimentas no mercado público de Aracaju para plantar na minha casa, no sul. Após abrir vários tipos de pimentas, inclusive a Murici e a Scorpion, a pimenta mais ardida do mundo, minhas mãos ficaram em chamas, mesmo protegendo-as com plástico . Leite gelado aliviou no início, mas a ardência foi se espalhando e ficando cada vez pior. Cheguei a chorar de dor e fui para o hospital, tomei uma injeção de diclofenaco. Ajudou um pouco. Mas o que realmente ajudou foi massagear as mãos com azeite de oliva e enxaguar. Repeti o processo várias e várias vezes até a dor ficar suportável. Consegui dormir com as mãos um pouco lambuzadas e de frente para o ventilador. Após 12 horas de dor, acordei com uma leve ardência nas mãos.

Ufa! Não desejo isso nem para o meu pior inimigo. Pior dor que já senti na vida. A sensação era que as mãos estavam esfoladas e em carne viva.

Se você está passando por isso nesse exato momento, te desejo boa sorte.

Unknown disse...

As minhas mãos estão ardendo nesse momento estou fazendo oque foi falado aqui já começaram a aliviar a queimação. Adorei as dicas obrigada....

Unknown disse...

O RUIM E QUE O MEU É NA BOCA E NARIZ O QUE FAÇO, ESSA PIMENTA DO MAL MOLHO NUNCA MAIS HEHE..

Soley disse...

Pessoal passei ontem a mesma situação...fui limpar as pimentas para conserva (cerca de 300gr) por volta do meio dia jamais vi, li ou ouvi que pimenta fazia isso... pensei que fosse morrer de desespero pois, pra mim não funcionou o azeite, o leite...nada!!!
Minhas mãos estavam em chamas (sem chamas)!!! Chorei, gritei... achei esse post porém já havia tentado tudo e ficava cada vez mais irritada em ver que o azeite estava sendo um bálsamo para alguns mas pra mim nada!!!
Não quis ir ao hospital por conta de alguns depoimentos e aqui onde moro é horrível atendimento e não estava em condições de ficar com as mãos fora da água com gelo.
Por volta de meia noite meu esposo foi atrás de uma farmácia e minha salvação chama-se QUEIMALIVE...após uns 30 minutos depois de usar (antes lavei novamente com álcool) comecei a ter o alívio e pude dormir.
São 8:30 da manhã e parece que foi loucura minha, não sinto mais nada!!
Força galera!!!

Unknown disse...

Meus dedos estão ardendo muito, coloquei o azeite, depois de uns minutos lavei bem as mãos. Ainda não passou, e o engraçado é que essa reacão não foi imediata, começou umas 4h depois de ter cortado as duas pimentas dedo de moça. Vamos ver, vou seguir algumas dicas, depois volto a dizer em quanto tempo passou kkkk

Anônimo disse...

Olá.passei por este probleminha tbm,utilizei todas as coisas possíveis,a minha não começou a arder na hora,foi depois,utilizei o bicarbonato de sódio em uma mão melhorou muito e na outra não....usei ,óleo ,álcool,iogurte,bicarbonato,a minha sorte que estes dias colhi babosa na casa de meus país e me lembrei dela,pois é boa para queimadura.Foi ela que melhorou meu ardor....e tomei um analgésico tbm.

Unknown disse...

Meu Deus!!! Acho que meus dedos vão cair 😭 dói demais, já coloquei no leite, agora está com hipoglos e tomei dipirona, a próxima tentativa é o azeite 😭 se não der certo não sei mais o que eu faço 😭 estou quase chorando

Unknown disse...

Eu cortei 10 pimentas!!! Parece que meus dedos mergulharam no óleo quente e agora vão cair

anderson disse...

Obrigado pelas dicas, foram de muita valia.

Luiz disse...

Tomei um chá de gengibre e quando fui urinar a glande do meu pênis ficou com uma ardência insuportável fico assim durante 5 dias eu lavava com água e sabão mais não adiantava de nada usei pomada vaginal e nada pesquisei na net e encontrei esse blog fui testa o óleo de oliva passei na glande do pênis deixei agir por 10 minutos em seguida lavei com água e sabão alivio bastante a quela sensação de queimação.

Unknown disse...

Fui picar 8 pimentas dedo de moça para fazer guacamole e tem 5 hotas que minhas mãos estão queimando e ardendo muito. Já usei alvooá gel 4 vezes, detergente várias vezes, azeite, Bepantol, leite gelado, nada passa. 😟😞

Fabiana disse...

Nossa! Aqui na Argentina, fiz ontem uma tarta de bacalhau (receita daquela revista Ana Maria) de anos atras quando morei em floripa...consegui aqui a pimenta dedo de moça (eu quis fazer a receita certinha, seguindo todas as indicacoes) e hoje acordei com as maps ardendo! Agora vou passar oleo , obrigada!

Unknown disse...

Estou aqui com minha filha na mesma situação. Desesperador. 3.15 Dá manha, ela está desesperada. Estou usando as dicas. Depois posto se resolveu

Solange disse...

Obrigada!estava a mais de 4 horas morrendo de dor e fazendo todas as bobagens possíveis, até que fui pro óleo e sabão. Graças a Deus e a vc a dor passou! Pimenta agora nem que custe 40,00 o vidro eu prefiro pagar... fazer em casa nunca mais.

Márcia disse...

Gente , fiz tudo o que vcs indicaram , cortei 3 dúzias de pimenta dedo de moça e tirei as sementes .. vi estrelas de tanta ardência , mas a única coisa que amenizou a dor foi água corrente por uns 20 min sem parar .. ainda assim ficou ardendo levemente ..

Carla disse...

Comigo começou a arder 5 minutos após eu ter tirado as sementes da pimenta dedo de moça, como estou sem azeite e o álcool acabou, eu depois de sofrer por quase 2 horas com as pontas dos dedos queimando resolvi, no desespero,deixar as pontas dos dedos imersas na acetona, tirava e deixava na frente do ventilador, fiquei um bom tempo assim, quando resolvi parar demorou uns 20 minutos pra desaparecer a ardência. Nunca mais vou manipular essa pimenta sem usar luvas.

Carla disse...

Comigo começou a arder 5 minutos após eu ter tirado as sementes da pimenta dedo de moça, como estou sem azeite e o álcool acabou, eu depois de sofrer por quase 2 horas com as pontas dos dedos queimando resolvi, no desespero,deixar as pontas dos dedos imersas na acetona, tirava e deixava na frente do ventilador, fiquei um bom tempo assim, quando resolvi parar demorou uns 20 minutos pra desaparecer a ardência. Nunca mais vou manipular essa pimenta sem usar luvas.

Luiza disse...

PelamooordeDeeus... Isso volta ao normal??? Tô que não aguentoooo!!

Anônimo disse...

Passei a mão na boca, o que fui fazerrrrr!!! Queimou tantooo, fui passar gelo e piorou, queimou lingua, garganta. Passei água gelada e começou q queimar meu nariz!!!

Nada deu certo, apenas o azeite de oliva. To com asco de pimenta. Que desesperador

Thays Botelho disse...

Estou lendo os comentários desse posto há alguns minutos.. Parei um pouco, fui lavar as mãos com óleo e esfregue bastante, até passei uma Escovinha. Aí voltei a ler os comentários e o próximo era esse 😂😂😂😭😭

Unknown disse...

Eu sempre trabalhei com pimenta e nunca tinha me acontecido isso, essa semana eu consegui a proeza de me queimar duas fucking vezes nos mesmos dedos, na primeira vez eu fiquei confusa se era de pimenta ou não pq fiquei muito tempo cozinhando, hoje foi muito pior, minha mão ficou ardendo por mais de 7 horas, tentei de tudo e nada resolveu, pena que achei esse blog depois de passar a ardência, mas agora traumatizei com pimenta, não uso tão cedo

Suzana disse...

PESSOOOOALLLLL, o que me devolveu a paz foi uma pomada chamada CREMWFENERGAN DE 20MG, e tomar dipirona em comprimido. Eu não aguentava mais, era um ardor tão grande que parecia que minhas mãos pareciam estar pegando fogo.

Anônimo disse...

Minha esposa passou por isso e o mais interessante é que a dor só começou depois de umas 2 horas depois de ela ter cortado as pimentas. Após tomar banho a dor começou.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 248 de 248   Recentes› Mais recentes»